Inovar na implementação à LGPD através do Legal Design

Inovar na implementação à LGPD através do Legal Design

5 de setembro de 2021 Off Por Poliane Almeida

Muito se fala sobre inovar no direito, sobre direito 4.0, 5.0 e muitas outras coisas. Mas será que o termo inovar faz sentido para você, ou para o seu trabalho no dia a dia? Como seria inovar na implementação à LGPD através do Legal Design?

 

O que é inovar?

Bom, o significado da palavra inovar pelo dicionário é: tornar novo, renovar, restaurar. É introduzir novidade em fazer algo como não era feito antes.

 

Em sentido amplo inovar traz o sentido de explorar algo que nunca se fez anteriormente. Busca alcançar novas soluções para que os produtos, serviços, pensamentos e ideias façam mais sentido real para alguém, e solucione alguns problemas.

 

 

Inovar com o Legal Design não é modismo

 Muitos tem a falsa impressão que a inovação no direito é moda e logo vai passar, pois o tradicionalismo é o importante. Eu concordo em partes. O direito também precisa evoluir.

 

A inovação não é sinônimo de abandono de bases. Sim, o direito sempre terá suas raízes fortes.

 

Não é sobre mudança de formalidades necessárias que a inovação se refere, ou da exclusão técnica jurídica. Não. O que estou falando é que as inovações são necessárias para melhorar nossas comunicações, para resolver problemas e ajudar pessoas. Podemos manter sim, todas as bases do direito.

 

O Legal Design está nesse pacote de ajuda real e dinâmica aos casos concretos.

         

 

 Inovar na implementação à LGPD através do Legal Design

  O legal design, por si só, já é uma uma metodologia inovadora. Pois, através de técnicas do design se obtém soluções acertivas no direito.

 

Quando empregamos essa metodologia inovadora nas etapas da implementação à LGPD podemos constatar que realmente funciona.

 

 

LGPD e Legal Design

Os processos de adequação à LGPD se tornam mais rápidos e funcionais com a utilização do Legal Design.

 

Nos treinamentos, por exemplo, acontecem com maior naturalidade quando utilizamos técnicas do legal design. As pessoas entendem a mensagem que o consultor quer passar, os colaboradores e diretoria compreendem a importância da proteção de dados para a vida deles e para a empresa e há maior participação e interação de todos.

 

Fora os vídeos curtos que podem auxiliar nos treinamentos, levando conteúdo certo como revisão da matéria.

 

Os avisos de privacidade se tornam documentos mais atrativos. Como o objetivo principal do aviso de privacidade é ser transparente, quando utilizamos do legal design na elaboração desse aviso, tornamos a experiência do usuário/titular muito mais agradável. A comunicação e entendimento verdadeiramente serão efetivos.

 

Contrato com fornecedores/operadores podem ser assinados mais rápidamente quando tudo o que importa está facilitado e aparente.

 

 

Dúvidas e informações

Gostou do conteúdo? Você quer conversar mais comigo sobre esse tema? Gostaria de apresentar essa metodologia de trabalho aos seus clientes? Eu estou disponível pelo e-mail: advpoliane@polianealmeida.com.br ou pelo perfil no Instagram @polianealmeida.adv 

error: Content is protected !!