Legal Design e LGPD. Como criar Avisos de Privacidade?

Legal Design e LGPD. Como criar Avisos de Privacidade?

28 de julho de 2021 Off Por Poliane Almeida

Legal Design e LGPD. Ao criar um Aviso de Privacidade os profissionais precisam ter em mente que um dos princípios primordiais da LGPD é a transparência.

Precisam entender também que existe um “problema” em torno da efetiva comunicação, entendimento e praticidade do Titular ao ler os documentos.

 

 

Que problema é esse?

Acredito que com o modo de vida em sociedade e agito pessoal em que vivemos, muitos ou todos, não possuem tempo para ser gasto desnecessariamente.

Tudo precisa ser ágil e eficaz. Daí uma afirmação:

 

                                    “Ninguém tem tempo para perder”.

 

Essa afirmação é um fato real. Assim, às pessoas simplesmente não estão dispostas a ler documentos gigantes, com letras minúsculas ou até mesmo textos pequenos com grandes dificuldades linguísticas e técnicas.

 

Tempo da facilidade?

Vivemos em um tempo da facilidade. E essa “facilidade” também deve ser aplicada aos documentos. Mas calma, essa facilidade não tem nenhuma relação com a falta de formalismos necessários e adequações técnicas primordiais.

Aqui somente estou falando da facilidade na comunicação e em transmitir a mensagem certa, efetiva e ágil, ou seja, transparência (ponto fundamental da LGPD).

 

 

Como o Legal Design pode ajudar nos documentos da LGPD?

O Legal Design pode ajudar muito na escrita dos Avisos de Privacidade. Essa técnica será o ponto focal de todo um mecanismo de elaboração de documentos.

Eu já possuo muitos feedbacks positivos em que os meus trabalhos com os Avisos em Vídeos são bem aceitos pelos Titulares.

Dá para utilizarmos das técnicas de resoluções de problemas e técnicas reais de comunicação para soluções práticas dos entraves no entendimento. Como faremos isso? Com o Legal Design.

 

 

É possível utilizar o Visual Law aos Avisos?

Sim, com certeza. O Visual Law como um braço do Legal Design utiliza de elementos visuais para a elaboração de Avisos de Privacidade tais como: vídeos animados, infográficos, storytelling e mais.

 

 

Legal Design e LGPD. Dicas Práticas de elaboração dos Avisos:

·        Pense em seu público alvo (elabore o documento direcionado ao perfil do usuário);

     ·        Linguagem simples, clara e objetiva;

     ·        Traga acessibilidade ao conteúdo (atenção às necessidades especiais, coloque imagens, sons e legendas aos Avisos);

    ·      Informe quem é o Controlador dos dados, onde ele está e como o Titular poderá fazer contato;

     ·        Fale dos conceitos de Dados Pessoais, Tratamento e Bases Legais (de modo que qualquer Titular entenda);

      ·        Explique quais são os Direitos dos Titulares e como ele poderá exercê-los.

 
 

Só depende de você!

Mudar nunca é fácil, mais tenho certeza que traz muitos benefícios e oportunidades. Tanto para as Empresas que inovam quanto aos Profissionais.

 

Dúvidas e informações

 Gostou do conteúdo? Você quer conversar mais comigo sobre esse tema? Gostaria de apresentar essa metodologia de trabalho aos seus clientes? Eu estou disponível pelo e-mail: advpoliane@polianealmeida.com.br ou pelo perfil do Instagram @polianealmeida.adv

 

error: Content is protected !!