LGPD? O que minha Empresa ganha com isso?

LGPD? O que minha Empresa ganha com isso?

1 de maio de 2021 Off Por Poliane Almeida

           Bem antes da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, o discurso com maior voz entre os profissionais que tentavam oferecer os seus serviços, eram sobre o argumento do “medo”. Mas como assim do “medo”? Bom, no desejo de vender seus produtos e serviços, muitos profissionais utilizavam de apontar somente os pontos negativos, caso uma Implementação da LGPD não fosse realizada. 

            Mas o ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial, e diversas empresas, se quer, conseguiram se manter. Até a presente data ainda está sendo uma grande luta pela sobrevivência e manutenção dos empregos de seus colaboradores. Assim, as falas sobre riscos, multas, processos judiciais, paralisação dos serviços e inúmeras outras, já não possuíam grandes repercussões.  

            Agora em 2021, quase no meio do ano, eu faço uma pergunta: E a pandemia? Dessa ainda não estamos livres. Mas muitos poderão continuar os seus negócios e ter um ano com crescimento apesar de tudo. Não podemos esquecer do velho ditado: “que no momento da crise vamos separar aqueles que choram dos que vendem lenços”. Então, o momento é agora, de planejar e avançar. 

            Mas espera um pouco. Será que o argumento do “medo”vai surtir efeito nesse novo ano? Para alguns sim, mas para a grande maioria dos Empresários que possuem um planejamento e mapeamento dos riscos, isso não fará o mínimo de sentido.

            Mas, é para esse Empreendedor que eu quero falar hoje. O Empreendedor que sabe onde está pisando, que sabe onde coloca o seus investimentos financeiros e investimentos de vida. 

           Quero falar que SIM, existem PONTOS POSITIVOS na Implementação da LGPD em sua Empresa. Na verdade, um argumento favorável é sempre melhor aos argumentos de perda de algo.  

            Vou começar com o que eu mais gosto, haja vista que eu sou uma consumidora também. Vou falar sobre os Clientes. Um ponto positivo da Implementação é a admiração que seus clientes terão por sua Marca, Produto ou Serviço.

            Quem não gosta de uma Empresa que assegura que não fará nada de errado com os seus dados? Quem não gosta de ler um Aviso de Privacidade e Termo de Uso didático, simples, atrativo, divertido e sem informações obscuras? Quem não gosta de saber que a Empresa tem um canal exclusivo ao Titular onde o mesmo poderá fazer os seus questionamentos e requerimentos? Todos amam isso. E consequentemente uma Empresa que entrega tudo isso só terá bons frutos para colher, só terá clientes fiéis, e esses vão sempre falar bem do seu negócio e o indicarão para outros sem medo. 

            Gosto de lidar com o bem mais “caro” de uma organização, as PESSOAS. Sim, as pessoas são o ativo mais importante de uma Empresa. E nesse caso, meu segundo ponto positivo que quero apresentar é em relação aos Colaboradores. Quando pensamos neles e em como fazer com que os mesmos sejam parte da nossa Governança de Dados o negócio como um todo só tem a ganhar. 

            Colaboradores bem Treinados vão vestir literalmente a camisa da Empresa. Eles vão sentir que não estão fazendo somente pela Empresa, mas sim por eles também, pois eles são Titulares de Dados e gostariam desse mesmo tratamento em qualquer lugar.

            Treinamentos que fale a língua de seus Colaboradores faz toda a diferença. Dinâmico, interativo, usando de imagens e desenhos. Poxa, quem não gostaria disso? A atenção deles será bem mais direcionada ao objetivo central: Adequar sua Empresa às normas da LGPD e continuar sempre com os processos e procedimentos a cada novo dado, novo produto ou serviço. 

            Vamos agora aos pontos positivos que giram em torno do DINHEIRO. Sim, eu sei que esse é um dos objetivos principais de qualquer negócio. Claro, nenhum negócio sobrevive sem um planejamento de lucros.

            Quando falamos em uma Empresa Adequada ás normas da LGPD, quando falamos em atenção dada aos Titulares e Usuários, quando falamos em padrões certos de conduta dos colaboradores, quando falamos em Boas Práticas da Segurança da Informação implementadas,  quando falamos em resoluções dos conflitos sem processo, seu negócio só têm a crescer e ser valorizado no mercado.      

            Crescimento no mercado pressupõe mais contratos fechados, mais credibilidade, mais valorização de sua Marca, mais valor agregado aos seus produtos e serviços, mais vendas e clientes, e milhões de outras coisas.

            Tudo isso será um efeito cascata. Se seu negócio segue um Compliance de Privacidade, isso fará com que seu caixa seja preservado à longo prazo. Evitando gastos desnecessários e inesperados com despesas judiciais, com Segurança da Informação, com adequações internas e outros.

            Viu? Colocar luz em algo é bem melhor do que a escuridão. Um processo de Adequação a LGPD demanda investimento financeiro e disponibilidade de pessoas, mas com o tempo você verá que tudo isso só fez bem para o seu Empreendimento.

    E lembre-se: quando investimos em “pessoas” o retorno será bem mais compensador para todos. 

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