LGPD- Como aumentar o angajamento da equipe com Legal Design?
Uma organização chamada Ponemon Institute lançou em 2018 os resultados de suas pesquisas sobre o custo de uma violação de dados.
Mas sabe o que mais me chamou atenção? Foram os custos financeiros caso ocorrem das violações e incidentes, claro, isso é super importante, mas o que se destacou para mim foi verificar os números levantados na pesquisa.
Como ocorrem as violações de dados?
Segundo o Estudo, as violações podem ocorrer de várias formas, incluindo ataques de malware, hackers, perda de dispositivos móveis ou divulgação de dados, nas seguintes proporções:
· 48% decorrente de atores maliciosos ou criminosos “hackers”;
· 27% das violações acontecem por erro humano e;
· 25% em razão de falhas nos sistemas.
É de chocar que a porcentagem de violações por erro humano seja tão alta nas organizações de um modo geral.
Erro e negligência de um colaborador é uma das grandes causas de incidentes e violações de privacidade e proteção de dados.
Também não podemos nos esquecer que ataques maliciosos e criminosos podem ser realizados por phishing, e nesse caso necessariamente a atuação de um funcionário desavisado aumentaria ainda mais a porcentagem em decorrência de erro humano.
Como reduzir o risco de violação de privacidade?
Penso que somente com sólidos e contínuos Treinamentos e conscientização dos colaboradores é que chegaremos a minimizar os riscos decorrente de falha humana.
Políticas, códigos e procedimentos internos precisam estar bem delimitados e fixados na mente de todos os envolvidos.
Legal Design pode ajudar nos Treinamentos?
Se engana quem acha que o Legal Design somente pode ser aplicado aos documentos jurídicos.
Técnica do Legal Design é uma abordagem que visa a resolução de problemas, visa uma comunicação plena e entendimento real do usuário.
Então vamos pensar: se existem problemas no engajamento dos funcionários às novas rotinas e processos internos em prol das adequações a LGPD porque não utilizarmos das metodologias do Legal Design para encontrarmos as soluções?
Como engajar os colaboradores no processo de adequação a LGPD
Simples, motivando as pessoas, fazendo com que elas sintam que fazem parte de todo um processo e percebam a importância da proteção dos dados primeiramente em suas vidas.
Um Treinamento elaborado com técnicas do Legal Design utiliza vídeos, dinâmicas, gamificação, disputas amigáveis entre os funcionários e o mais importante, linguagem simples, clara e direta.
Somente quando falamos a língua do público alvo é que conseguimos nos identificar e nos comunicar com ele.
O Profissional que presta o Treinamento precisa estar qualificado para essa demanda?
Não é qualquer profissional que consegue falar a língua de um público. Não é qualquer profissional que consegue engajar, motivar e incentivar os colaboradores da Empresa.
Essa é uma tarefa que necessariamente precisa ter preparo, dedicação e muito estudo.
Metodologia do Legal Desin requer estudos contínuos de seus aplicadores. Um profissional bem preparado saberá onde e como aplicar as técnicas nas várias etapas de uma Implementação e Adequação a LGPD nas Empresas.
Dúvidas e informações
Gostou do conteúdo? Você quer conversar mais comigo sobre esse tema? Gostaria de apresentar essa metodologia de trabalho aos seus clientes? Eu estou disponível pelo e-mail: advpoliane@polianealmeida.com.br ou pelo perfil do Instagram @polianealmeida.adv https://www.instagram.com/polianealmeida.adv/
Legal Designer, Advogada e Consultora em Direito Digital e Proteção de Dados.